Novembro Azul

Essa campanha foi trazida para o Brasil pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. Atualmente, diversas celebridades e instituições apoiam a campanha e muitos eventos são criados para espalhar informação e arrecadar dinheiro para a causa. Com toda essa iniciativa, hoje a Campanha faz parte do calendário nacional de prevenções.

Esta iniciativa tem como objetivo a sensibilização dos homens para a importância do diagnóstico precoce do câncer da próstata.

No mês de Novembro os homens são encorajados a tomarem medidas preventivas ou a fazerem o exame da próstata, que é composto pelo toque retal e exame de sangue PSA. A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia é que todos os homens que tenham mais de 45 anos façam um exame da próstata todos os anos.

CÂNCER DE PRÓSTATA

O que é o câncer de próstata?

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino que contribui para produção e armazenamento do sêmen. O câncer na próstata é o tipo de tumor mais comum em homens com mais de 50 anos.

Quais são as principais causas do câncer de próstata?

Não há uma causa específica para a doença, mas alguns fatores podem influenciar seu desenvolvimento: histórico de câncer na próstata em familiares de primeiro grau (pai e irmãos), homens negros e, principalmente, idade.

Quais são os sintomas?

O câncer de próstata pode não causar sintomas no começo de seu desenvolvimento. À medida que o tumor se desenvolve, o paciente pode sentir dificuldade para urinar, sangramentos e infecções urinárias. Em uma fase mais avançada, pode sentir dor óssea ou ter insuficiência renal.

O câncer de próstata tem cura?

Sim. Quanto mais cedo o câncer for diagnosticado, maiores são as chances de cura. No entanto, não é incomum que este tipo de tumor cresça lentamente, sem causar sintomas, e o paciente falecer por outros motivos.

Como é feito o diagnóstico?

O câncer de próstata se desenvolve, principalmente, com a idade. Frequentemente, os casos são detectados por meio de exames de rastreamento, como o toque retal e a dosagem de PSA no sangue (Antígeno Prostático Específico, uma enzima produzida pelo corpo). A recomendação desses exames tem sido questionada por especialistas, por isso, a decisão de realizá-los deve ser tomada em conjunto com o médico. Caso haja alguma anormalidade, são realizados exames complementares (ultrassom, tomografia computadorizada e ressonância magnética, por exemplo) para uma melhor investigação. É necessário realizar uma biópsia para confirmar o diagnóstico.

Como é o tratamento?

O tratamento dependerá do estágio da doença e das características do paciente, podendo envolver cirurgia, radioterapia, quimioterapia e/ou hormonoterapia.

Fonte: http://www.icesp.org.br/espaco-do-paciente/entenda-o-cancer/tipos-de-cancer/prostata