Junho Vermelho

Sangue é vida, isto todo mundo sabe, e este mês a campanha junho vermelho, vem com o objetivo principal de lembrar as pessoas da importância da doação de sangue.

As campanhas são necessárias, mas ainda não são suficientes. Vivemos em um país com tantos problemas, nossos dias são tão corridos, tantas coisas para fazer, que a iniciativa para doar sangue acaba ficando para depois.

Sabemos que muitos doam sangue, com o simples objetivo de ganhar o dia de folga ? previsto em lei. Ou mesmo para fazer um exame laboratorial e confirmar se tem alguma doença, como o HIV (vírus que transmite a Aids). Não importa o motivo, o importante é que tenha sangue não hora que um paciente hospitalizado precisar dele. O sangue disponível no banco de sangue dos hospitais, são responsáveis pelo salvamento de muitas vidas diariamente.

Campanhas e pedidos para doadores de sangue.

Doador de Sangue - EDMED

Estas campanhas visam despertar nas pessoas a importância do ato solidário, que é a doação de sangue. Regularmente as rádios, jornais e até mesmo os programas de televisão, nos informam da necessidade de doação de sangue para algum hospital da cidade, principalmente em casos de emergências, em tragédias, acidentes graves, desastres naturais, incêndios de grandes proporções, em fim sempre que houver um grande número de pessoas necessitando de sangue, ouvimos os apelos dos meios de comunicações. Nestes casos, é mais comum a população se mobilizar para doar, mas no dia a dia dos hospitais, também existe a necessidade da disponibilidade de sangue de todos os tipos. Por isto é necessário um esforço educacional em escolas e por meio de campanhas públicas para garantir que as pessoas entendam a necessidade e se disponham a doar sangue regularmente.

Ainda assim, em termos gerais, somente 1,8% da população brasileira entre 16 e 69 anos doam sangue ? a ONU considera “ideal” uma taxa entre 3% a 5%, caso do Japão, dos Estados Unidos e de outras nações desenvolvidas.

Porque o Sangue é tão importante.

O sangue não pode ser substituído por nenhuma medicação. Ele só é obtido pela doação, não existe outra forma. Em todos os hospitais e maternidades do país, milhares de pessoas precisam dele todos os dias. O sangue é vital, sem ele não sobrevivemos nenhum minuto.

A comunicação entre os diversos órgãos do corpo humano, como sabemos, é feita através do sangue, que pode ser definido como o meio líquido que flui através do sistema circulatório entre os diversos órgãos. Dentre suas múltiplas funções podemos citar o transporte de substâncias, a respiração e a defesa do organismo contra doenças e invasão de germes.

Banco de Sangues

Banco de Sangue

Os Bancos de Sangue são responsáveis pela coleta, processamento e transfusão de sangue e ou seus componentes, para atender pacientes que necessitem de transfusão de sangue em hospitais públicos e privados.

O ato de doar é essencial, pois um banco de sangue depende do sangue doado. Desde a coleta, triagem do doador, preparação do sangue, tudo é realizado dentro do banco de sangue para que sejam oferecidos componentes do sangue segurado de riscos para uma posterior transfusão. A triagem do doador é uma etapa que requer muita cautela, pois além do exame clínico realiza-se uma entrevista pessoal com o doador.

Condições para Doar Sangue

– Para doar sangue, o candidato deverá estar alimentado. Se for doar pela manhã, uma refeição sem gorduras. Após almoço ou jantar, deve-se aguardar três horas.

– Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e com mais de 50 quilos. Idosos somente poderão doar caso já tenham realizado uma doação antes dos 60 anos e devem respeitar o intervalo de seis meses entre elas.

– O candidato à doação deve comparecer em condições plenas de saúde. Se estiver apresentando qualquer sintoma, mesmo que leve, deverá aguardar a melhora.

– Frequência cardíaca e pulso devem estar regulares e serem analisados pelo médico. A pressão arterial é aferida no momento da doação, assim como a temperatura, que não poderá exceder 37°C.

– O candidato deve ter dormido, pelo menos, quatro horas, sentindo-se descansado no momento da doação.

A doação de sangue é um ato voluntario e altruísta de extrema importância, pois o sangue humano não pode ser fabricado artificialmente.

Logo o sangue humano é insubstituível.

Fontes:

www.doesanguedoevida.com.br;

http://www.saude.gov.br/acoes-e-programas;

http://www.bencorp.com.br/a-importancia-da-doacao-de-sangue.

www.hojeemdia.com.br/horizontes/junho-vermelho-chama-a-atenção-para-a-importância-de-doar-sangue-1.534729