Maio Amarelo

As cores no transito dizem tudo: pare, atenção, siga em frente. Elas controlam o fluxo de veículos nas ruas e avenidas em todo o mundo. A comunicação é padrão onde quer que você esteja. Identificamos e sabemos o que devemos fazer, em cada uma das cores nos semáforos. Talvez por isto a cor amarela tenha sido escolhida para simbolizar, no mês de maio, a campanha sobre segurança no transito. Ela significa “Atenção”.

Esta iniciativa é instituída em diversos países pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de reduzir o número de acidentes de transito e despertar a atenção dos condutores para os cuidados nas vias.

Assim como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, o símbolo do “Maio Amarelo” é também um laço. O objetivo é que as pessoas promovam ações, debates e avaliações sobre os riscos de determinados comportamentos no trânsito durante os deslocamentos diários.

Amarelo = Atenção.

Atenção ao dirigir, atenção ao cruzar a via, atenção ao mudar de pista, atenção ao parar, atenção ao virar à esquerda, atenção ao virar à direita, atenção ao ultrapassar, atenção muita atenção a cada atitude ao volante. É fundamental que estejamos atentos quando estamos conduzindo um veículo automotivo.

Estes veículos automotivos são objetos de desejo da grande maioria das pessoas. Não podemos imaginar a vida moderna sem um meio de locomoção tão eficiente como os veículos automotivos, mas temos que saber conviver em harmonia. Temos que obedecer e respeitar as leis de transito. Até na hora de parar e estacionar, precisamos ser conscientes, observando as vagas preferenciais para deficientes e idosos, observando o tempo de estacionamento nas vagas controladas, vagas para carregamento e descarregamento.

Vermelho = Perigo.

Sua vida está em perigo sempre que você está no volante, ou está nas ruas onde circulam diariamente milhares de veículos. Perigo, seu carro pode atropelar alguém, ou você pode ser atropelado por algum veículo. Cuidados especiais são necessários para evitar o pior. Atenção e concentração, são importantes para evitar qualquer tipo de acidente de transito. Milhares de pessoas morrem por ano decorrentes destes acidentes. Por isto, a campanha maio amarelo é tão importante. Ela ajuda a lembrar as pessoas que no transito é necessária muita atenção e que cada segundo de distração pode ser fatal. Que é necessário acima de tudo respeito as pessoas, as vidas dos pedestres e dos outros condutores de veículos.

Hoje em dia, somos bombardeados por informações a cada minuto, sabemos que não podemos nos descuidar ao sentar no banco do motorista de um veículo, mas quando o telefone celular toca, muitas vezes não resistimos a curiosidade ou ansiedade, pegamos o aparelho para atende-lo, esta pode ser uma atitude perigosa, para nós e para quem está na nossa frente. Procure um local para estacionar o veículo, e depois atenda o telefone.

Ajude a reduzir o número de acidentes no país, somos todos responsáveis, cada motorista tem nas suas mãos um maravilho invento da humanidade, que traz muitos benefícios, mas também tem uma arma carregada que pode disparar a qualquer momento. Seja paciente, fique sempre atento, dirija com cuidado, não dirija após ingerir bebida alcoólica, não dirigir se estiver com muito cansado ou com sono, preste atenção nos veículos à sua frente, cuidado ao mudar de faixa, dobrar esquinas, parar nas faixas de pedestre etc., respeite as pessoas, todos somos responsáveis pela redução do número de acidentes. Atenção ao volante, não só em maio, mas em junho, julho… sempre que estiver ao volante.