Dicas de cuidados com a saúde nas férias

As férias chegaram! É um momento pra se acalmar, conhecer novos lugares e relaxar depois de um ano de muito trabalho.

A saúde não pode ser deixada de lado nesse período, é preciso tomar alguns cuidados para garantir a diversão e a tranquilidade.

Afinal, ninguém quer ficar doente e perder os passeios.  Para garantir os momentos felizes sem preocupações durante a viagem, vamos listar alguns cuidados importantes:

  1. Pesquise as vacinas necessárias

Pesquisa as vacinas com antecedência para evitar as dores de cabeça no momento da apresentação da carteirinha de vacinação.

Além da vacina contra a febre amarela – a mais procurada neste momento – algumas outras são requisitadas, até mesmo para destinos internacionais. Podemos citar, como exemplo, doses contra a hepatite A, meningite meningocócica e febre tifoide. Fique ligado!

  1. Leve sua farmácia na mala

remedios capsula

Parece exagero, mas não é: imagine perceber, no meio de um passeio, que remédios controlados foram esquecidos e suas receitas também? Não tomar as medicações nos horários recomendados é uma péssima ideia e pode acabar com toda a viagem.

Por isso, separe todos seus remédios e leve também as prescrições médicas. É bacana incluir os remédios de venda livre, como pomadas para arranhões e pílulas contra náuseas e dores de cabeça. Isso evitará visitas indesejadas à farmácia, além de economizar seu tempo.

Não se esqueça dos repelentes de insetos e, se possível, invista em um mini kit de primeiros socorros, colocado em uma necessaire que não ocupe muito espaço. Nunca se sabe quando um curativo será necessário!

  1. Use e abuse do protetor solar

Certifique-se de ter protetor solar e de reaplicá-lo com frequência para não ocorrer a insolação. Use protetor até mesmo em dias nublados.

Procure sempre utilizar roupas leves e maleáveis, que sejam confortáveis e que não prejudiquem a sua mobilidade. Outra dica é fazer uso de chapéus. Além de elegantes, eles possibilitam uma proteção extra contra os raios ultravioleta.

  1. Faça caminhadas

caminhada na rua

Você provavelmente já ouviu falar sobre os inúmeros benefícios da caminhada: ajuda no emagrecimento, melhora a circulação sanguínea, fortalece os músculos e, ainda, ajuda na diminuição do estresse e da ansiedade. Então, que tal unir o útil ao agradável e caminhar durante as férias?

Opte por passeios que possam ser feitos a pé e deixe os transportes de lado, na medida do possível. Além dos benefícios à saúde, a caminhada confere uma aproximação com a cultura do local e dos lugares visitados, pois você vê tudo (mais pertinho) e pode interagir com outras pessoas. Vale a pena tentar!

  1. Mantenha-se hidratado e alimentado

beber agua

Pecar na ingestão de água e alimentos pode trazer alguns sintomas bem desagradáveis. Tanto a desidratação quanto a hipoglicemia podem causar náuseas, vômitos e dores de cabeça – que não combinam com uma viagem agradável.

Por isso, ande sempre com garrafas de água e com lanches saudáveis. Carregar lanchinhos evitará excessos e exageros na próxima refeição, além de manter os níveis de glicose, em equilíbrio, na corrente sanguínea.

É importante escolher lugares aparentemente limpos para se alimentar, para que não aconteça a intoxicação alimentar.

Não é tão difícil manter os cuidados com a saúde durante as férias, não é mesmo? Ter momentos agradáveis sem descuidar da saúde só depende de escolhas mais conscientes e de um pouco de planejamento! – Fonte referência: Namu e Saude ambiental

Tags:,