Como é feita mamografia e qual a diferença com o Ultrassom?

O que é mamografia?

A mamografia é um exame de imagem (raio-X) feito na região das mamas, que permite detectar a existência de nódulos, assimetrias mamárias, microcalcificações, entre outras alterações e lesões que ainda não são perceptíveis e palpáveis.

O teste é realizado por meio do mamógrafo, um aparelho que compressa as mamas, a fim de obter uma imagem detalhada da região.

Seu principal foco é diagnosticar se há presença de câncer de mama. Portanto, mulheres que apresentam os primeiros sinais da doença devem fazer a mamografia imediatamente. Além disso, o teste é indicado a partir dos 35 anos e em jovens que possuem alto risco de contrair a doença.

No Brasil, a mamografia é disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) à todas as mulheres a partir dos 40 anos de idade.

Mamografia e ultrassom de mama: qual a diferença?

 

O diagnóstico do câncer de mama pode ser feito por meio desses dois exames. Porém, o ultrassom de mama é complementar à mamografia, nem sempre sendo necessário.

O ultrassom é um exame que converte os sons em imagem, por meio do deslocamento de um aparelho sobre as mamas da paciente. Já a mamografia é um raio-X, em que as mamas são comprimidas para a visualização de possíveis nódulos.

A indicação de cada um deles vai depender do físico da paciente: mulheres com idade acima dos 40 anos devem realizar a mamografia e as mais jovens, além da mamografia, devem realizar a ultrassonografia, por apresentarem maior densidade no tecido mamário.

Tipos de mamografia

Existem 2 tipos de aparelhos para realizar este exame: o digital e o convencional. Os dois são por meio de raio-X e a diferença está na forma na qual a imagem é captada.

Mamografia digital

Na mamografia digital o raio-X transmite a imagem de forma imediata para a tela do computador, permitindo ao radiologista armazenar e recuperar as imagens eletronicamente. Além disso, é possível fazer ajustes, ampliar e realçar as imagens, o que garante maior visibilidade e facilidade para detectar a presença de algum corpo estranho na região das mamas.

Mamografia convencional

A imagem obtida da mama é armazenada num filme, que deve ser processado depois da exposição. Se houver algum problema com o filme, as imagens terão de ser refeitas. Além disso, mulheres com seios maiores têm maior dificuldade em detectar a presença de nódulos malignos por esse tipo de exame.

Quem deve fazer o exame?

Recomenda-se fazer a primeira mamografia aos 35 anos de idade, e após os 40, a realização do exame deve ocorrer anualmente. Porém, no caso de mulheres que possuem alto risco de câncer de mama, ou seja, que têm um ou mais parentes de primeiro grau com diagnóstico da doença, é necessário realizar o exame antes desse período.

Mamografia em homens

Apesar de raro, a câncer mamário masculino existe e é de extrema importância que os homens façam o autoexame. Diante de qualquer alteração, é necessário fazer a mamografia para poder determinar um diagnóstico precoce da doença, aumentando assim as chances de cura. Muitas vezes o exame é até mais preciso em homens do que em mulheres, por terem mamas menos densas e menores.

Contraindicações

Em hipótese alguma a mamografia deve ser feita em crianças. Se há presença de nódulos mamários, o ideal é informar ao pediatra. Ele investigará tais condições junto a um mastologista.

Este exame também é contraindicado em mulheres grávidas.

Como é feita a mamografia?

O exame é feito ambulatorialmente. A paciente posiciona-se em pé, próximo ao equipamento que pressionará as mamas, a fim de espalhar ao máximo o tecido mamário e reduzir as doses de radiações necessárias para se obter as imagens.

As mamas serão comprimidas uma a uma, horizontal e verticalmente. Durante o procedimento, a paciente deve permanecer imóvel, inclusive segurando a respiração por alguns segundos, para se obter uma boa imagem.

Por que a mama é comprimida?

A compressão das mamas é necessária para que todo o tecido mamário possa ser visualizado de maneira mais nítida e até os mínimos detalhes, a fim de encontrar pequenas anormalidades e permitir o uso de uma dose menor de raios-X. Além disso, ao comprimi-las, minimiza-se o movimento das mamas durante o exame.

Duração do exame

Apesar de desconfortável, cada incidência mamográfica é bem rápida, durando apenas alguns segundos. Quando concluída, o tecnólogo solicitará ao paciente para que aguarde alguns minutos até confirmar se todas as imagens deram certo. O processo ao todo leva em torno de 20 a 30 minutos.

Mamografia dói?

Dependendo da sensibilidade que cada mulher possui, o processo pode ser mais desconfortável e dolorido. O ideal é se programar para fazer a mamografia não tão perto do período da menstruação, porque assim o nível de sensibilidade dos seios será menor.

Comunique ao tecnólogo se houver dor conforme a compressão for aumentando. Ele poderá aliviar um pouco a pressão, mas lembre-se de que quanto maior for a compressão, melhores são os resultados.

Preparação

Algumas dicas pré-exame podem facilitar a realização do teste. São elas:

  • Evitar passar cremes, desodorantes ou perfumes antes de fazer o exame, pois estes podem prejudicar a captação das imagens.
  • Caso já tenha feito este exame ou algum outro na região das mamas, levar os resultados. A comparação com exames anteriores pode facilitar o descobrimento de algum corpo estranho na região.
  • Evitar agendar o exame logo antes ou logo após a menstruação, pois nesse período há maior densidade de tecido glandular das mamas, além de estarem mais sensíveis, o que dificulta o teste e o torna mais desconfortável.
  • Notificar o médico sobre limitações. Quanto menos desconfortável for o exame, maior qualidade terão as imagens. Portanto, durante a mamografia, tente deixar o corpo o mais relaxado possível.
  • Notificar o profissional que fará o teste sobre a presença de próteses de silicone.

Nódulo nas mamas: Como fazer o autoexame?

O autoexame é fundamental para que a mulher conheça detalhadamente as suas mamas, facilitando assim, a percepção de qualquer anormalidade ali existente. É fácil, rápido e útil. E quanto antes descobrir a possibilidade do câncer, maiores são as chances de cura.

Para realizar o autoexame, a mulher deve estar sem roupas da cintura para cima, em frente a um espelho, observando atentamente se há algum tipo de deformação nas mamas.

Com um dos braços para cima, a mão aposta deve fazer movimentos circulares em uma das mamas, de fora pra dentro, a fim de encontrar espaçamentos ou pequenos caroços. Esse procedimento deve ser feito nas duas mamas, até a região das axilas.

O autoexame, de preferência, deve ser realizado no período logo após a menstruação. No caso de mulheres que não menstruam, o ideal é escolher uma data fixa para realizá-lo mensalmente.

Atenção!

O autoexame só identifica o câncer quando a doença já existe. Por isso, é importante fazer a mamografia anualmente para identificar o problema antecipadamente.

Vale ressaltar também que ao detectar sinais de anormalidades, a paciente não deve entrar em pânico, já que podem tratar-se apenas de alterações funcionais benignas.

A mamografia é um exame indispensável na vida das mulheres. Apesar de ser um pouco desconfortável, é rápido e fácil. Quanto mais cedo o câncer for descoberto, maiores são as chances de cura.

Compartilhe este texto para que mais pessoas possam estar cientes da importância deste exame!

 

Tags:, ,