Ano novo: Confira 5 dicas para hábitos mais saudáveis

Um ano novo começou e agora você tem mais um ano inteirinho de chances pela frente para cuidar ainda melhor da sua saúde e a da sua família. Afinal, a cada dia que passa nosso organismo fica um pouquinho mais velho, precisando cada vez mais de hábitos saudáveis que o mantenham funcionando perfeitamente. Como ele reage a tudo o que ingerimos, usamos ou experienciamos, a ideia de começar um novo ciclo é justamente fazer uma avaliação do que não foi legal e do que pode ser mudado para melhor, todos os dias.

Confira algumas dicas saudáveis para ter dias melhores:

1- Dê adeus ao sedentarismo

O Ministério da Saúde informa: 80% dos brasileiros são sedentários e 68% deles estão acima do peso. Hoje as pessoas fazem tudo para ter conforto – andar pouco, subir de elevador em vez de escadas, estacionar perto da porta – e esquecem que estão indo na contramão da saúde. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), sedentário é todo indivíduo que gasta menos de 2.200 calorias por semana, o equivalente a pouco mais de 300 por dia. E quem pensa que o sedentarismo “só” engorda, muito se engana: além do sobrepeso ele também pode causar aumento do colesterol, hipertensão e tendência à diabetes – nada que não se resolva com a prática regular de atividade física.

2- Alimentação saudável – de verdade

Não adianta comer todo dia uma salada antes de um monte de fritura e beber refrigerante diet: a alimentação saudável é balanceada, composta por produtos que contenham todos os nutrientes que seu organismo precisa no dia a dia. Corte alimentos gordurosos, excesso de açúcar e de sal, enlatados, refrigerantes de qualquer espécie e fritura. Para manter bons hábitos alimentares uma dica é procurar um nutricionista pelo seu plano de saúde e fazer uma dieta individualizada, baseada nas suas preferências e nas necessidades do seu corpo.

3- Deixe a cuca fresca

A forma como reagimos ao estresse – ansiedade, conflito, frustração, ameaça ao ego ou à segurança – pode aumentar o fator de risco para diversas doenças, como hipertensão, depressão, obesidade, diabetes, úlceras, infartos, cefaleias e doenças cardíacas em geral, além de potencializar males já existentes no organismo.

Por outro lado, o nível de tensão libera altos níveis de hormônio que provocam instabilidade no organismo, como a adrenalina e o cortisol, segundo estudo publicado pelo Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism. É quase possível evitá-lo no dia a dia – quase porque você pode exercitar sua respiração, meditação e relaxamento para compreender melhor como lidar com essa adaptação ancestral do nosso corpo situações de emergência e viver bem melhor.

4- Beba água na medida certa

Corpo bem hidratado funciona muito melhor, claro, nosso organismo é comporto por 75% de água. É ela que ajuda o sangue a levar oxigênio e nutrientes para todas as células do corpo, ajudando a deixar pele, cabelos e unhas mais bonitos também – aumentando a autoestima. Mas beba entre 2 e 3 litros de água por dia, porque o excesso pode fazer com que você perca sais minerai fundamentais ao bom funcionamento organismo também.

5- Descanse e divirta-se

Bons hábitos também significam divertimento e descanso, porque o ser humano precisa dos momentos de lazer com a família e os amigos para repor as energias. Tire um tempo para fazer o que você gosta, seja viajar, conversar com os amigos, ir ao cinema, pedalar, ir à praia, ouvir música. Ria mais, mude a rotina e se dê pequenos presentes, como aquela bolsa que há tanto tempo você queria ou a viagem dos seus sonhos. E fazer feliz é ótimo para a saúde. E descanse para recarregar as baterias e começar um novo dia com toda a disposição.

Ter qualidade de vida é essencial! Feliz 2019!

 

Tags:, ,