Cuidados no Carnaval

Este ano o carnaval cairá no mês de março, iniciará na sexta-feira dia primeiro e terminará no dia 5.

Esta festa é comemorada em quase todo o país, com maior desenvoltura em algumas cidades, como: Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Olinda, São Paulo, Florianópolis entre outras.

Tradicionalmente nestes dias de folia carnavalesca, a festa é envolvente, colorida e musical. Além dos desfiles das escolas de samba, que são um espetáculo deslumbrante de ritmo e cores, a alegria contagiante do carnaval se espalha pelos clubes das cidades, blocos carnavalescos e em inúmeros shows. Tudo regado a muita bebida, muito suor e cerveja. Envolvendo o povo de todas as classes sociais, raças e credos, na dança e no ritmo do samba e do batuque carnavalesco, uma multidão de foliões apaixonados pelo carnaval.

Neste embalo contagiante das festas, coloridas por confetes e serpentinas, é normal as pessoas exagerarem no consumo de bebidas, comidas, relacionamentos amorosos e na redução das horas de sono. Geralmente depois da folia vem aquela ressaca, cansaço e dores em diversas parte do corpo.

Alguns cuidados básicos com a saúde, podem evitar estes problemas ou ao menos minimizá-los.

  • Procure controlar a alimentação, buscando alimentos leves e saudáveis, como vegetais e carnes brancas, barras de cereais e frutas secas são excelentes opções.
  • Cuidado com a Fantasia, prefira roupas frescas, beba água sempre que possível, no mínimo, dois litros de líquidos, por dia.
  • Procure dormir ao menos 6 horas por dia para recuperar as energias. Sempre que sair para pular carnaval nas ruas, nos blocos, sujeito a exposição aos raios solares por muito tempo, passe protetor solar.
  • Não esquecer do uso de camisinha, sabemos que é o procedimento mais indicado para evitar a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis. O Ministério da Saúde distribui nas festas de rua e também em postos de saúde de todo o País preservativos masculinos e femininos. Divirta-se com segurança.
  • Tem muitas pessoas que preferem aproveitar estes dias para sair do agito das cidades e buscar locais mais tranquilos, mais calmos para descansar e relaxar. Neste caso não se esqueça de verificar, se para o local de destino, há necessidade de tomar vacinas preventivas contra doenças contagiosas, comuns nesta época do ano. Procure se informar nas agências de viagens, quais os melhores destinos para fugir do agito do carnaval.
  • Muito importante este último recado, não dirija após consumir bebidas alcoólicas. Infelizmente todo ano nossos órgãos oficias responsáveis pelas estradas e rodovias brasileiras, apresentam números alarmantes de acidentes. Em 2018 foram mais de 290 ocorrências graves ou mortes, neste período de festas carnavalescas. Cuidado ao dirigir, sua vida e as das outras pessoas são muito importantes, um pequeno descuido pode ser fatal. Existem várias formas de garantir a volta para casa com segurança: colegas que não beberam, taxi, Uber, transportes coletivos, transportes executivos, etc.
  • Não dirija se não estiver em condições.

Bom carnaval a todos.