A importância da vacina para prevenção de doenças.

Sabemos que a prevenção é o melhor remédio para manter-se saudável e com disposição para o trabalho e o lazer.  A vacinação é uma das melhores formas de prevenção contra as doenças epidemiológicas.

No Brasil desde o início da década de 60, o Ministério da Saúde, definiu a obrigatoriedade da vacina contra a varíola. O resultado foi muito positivo, primeiro observou-se que este procedimento salvou muitas vidas, diminuindo significativamente os custos com os tratamentos dos doentes, pelo sistema de saúde.

Novas vacinas foram desenvolvidas, muitas campanhas de divulgação e de vacinação em massa foram efetuadas, a legislação foi aperfeiçoada e regulamentada, para garantir que cada vez mais, a saúde e a integridade física dos trabalhadores sejam preservadas.

A vacinação deve obedecer às recomendações do Ministério da Saúde. Nas organizações a saúde ocupacional é regulamentada por meio das Normas Regulamentadoras. A NR 32, por exemplo, orienta as empresas quanto a vacinação de seus colaboradores, por meio do programa de vacinação e estabelece entre outras coisas, que o empregador deve fazer o controle da eficácia da vacinação sempre que for recomendado pelo Ministério da Saúde.

O empregador deve assegurar que os trabalhadores sejam informados das vantagens e dos efeitos colaterais, assim como dos riscos a que estarão expostos por falta ou recusa de vacinação, devendo, nestes casos, guardar documento comprobatório e mantê-lo disponível à inspeção do trabalho. A vacinação deve ser registrada no prontuário clínico individual do trabalhador e deve ser fornecido ao trabalhador comprovante das vacinas recebidas.

Com a elaboração e a divulgação de um rígido calendário de vacinação o governo conseguiu, por exemplo, a extinção do vírus da varíola, o controle do tétano neonatal, do sarampo, da rubéola congênita, da difteria entre outras doenças.

A vacinação das crianças é fundamental, mas também devemos ressaltar a importância dos programas de vacinação de adultos nas empresas, pois muitos pais, não vacinam seus filhos e outros não completam as doses necessárias.

É por isso que a vacinação ocupacional é tão importante e necessária. A vacinação anual dos funcionários de empresas ou organizações de qualquer natureza leva a uma redução das faltas relacionadas a problemas de saúde.

Além disso, alguns trabalhadores ainda estão expostos a diversas infecções pela natureza de suas ocupações, com eventuais prejuízos para as empresas. Nesse cenário, a vacinação ocupacional surge como uma necessidade básica.

O calendário de vacinação proposto pela Sociedade Brasileira de Imunizações, dividido por áreas de atuação, traz todas essas informações de forma detalhada, ele mostra quais e quando devem ser tomadas, de acordo com a sua área de atuação.

Confira os detalhes na tabela aqui.

Não custa lembrar que as vacinas sempre devem ser aplicadas por profissionais credenciados, em locais reconhecidos pelo Ministério da Saúde e pela Anvisa.

Sempre é bom reforçar que a vacinação é importante não apenas para o indivíduo vacinado, que passa a estar imune, mas promove a imunização em massa, uma vez que a vacina previne a transmissão de certas doenças. A vacinação deve ser vista pelos empresários como um fator de produtividade, pois o custo de aplicação é muito baixo e na grande maioria das vezes reduz o absenteísmo, diminuindo as faltas por motivos de doenças. Para os empregados é sempre um benefício importante, visto que a vacina diminui muito a possibilidade de uma doença, e ninguém gosta de sofrer.