Dia 10 de Julho foi o dia da saúde ocular. Segundo a Agência Internacional de Prevenção à Cegueira, no Brasil uma pessoa com mais de 80 anos aumenta em até 30% o risco de ficar cega e também mais de 100 mil crianças brasileiras possuem algum tipo de deficiência visual.
Alguns hábitos podem melhorar a saúde dos olhos garantindo mais qualidade e conforto para a visão. Confira 7 dicas:
1. Durma no mínimo oito horas por dia
O sono e as horas dormidas influenciam no cansaço do corpo e dos olhos. Dormir menos de oito horas pode causar vermelhidão ocular, vista cansada e inchaços.
2. Evite o consumo de bebidas alcoólicas
Apesar das bebidas alcoólicas serem metabolizadas pelo fígado, elas produzem resíduos tóxicos, o que favorece o envelhecimento precoce das células oculares. Além disso, o álcool causa desidratação, afetando também os olhos.
3. Tenha alimentação balanceada
Os hábitos alimentares saudáveis influenciam todo o organismo, inclusive os olhos. A ingestão de vegetais verdes escuros é indicada, pois eles fornecem vitaminas benéficas para a retina.
4. Não esqueça os óculos escuros
Óculos com proteção ultravioleta (UV) devem ser utilizados sempre, pois a luz UV é prejudicial às células da retina, causando o envelhecimento precoce delas. Além disso, a incidência de raios UV nos olhos podem provocar catarata precoce e desenvolvimento de doenças degenerativas da retina.
5. Não descuide durante o tempo seco
A baixa umidade do ar causa irritação, ardência e vermelhidão ocular, por agravar a evaporação da lágrima. Ventiladores e ar condicionados devem ser evitados, pois ressecam ainda mais os olhos. Neste caso, o uso de colírios lubrificantes, conhecidos como “lágrimas artificiais”, é fundamental.
6. Se você precisa de óculos de grau, não deixe de usá-los
Os óculos de grau devem ser usados corretamente, para evitar problemas oculares e incômodos, como dores de cabeça e cansaço das vistas.
7. Realize consultas oftalmológicas
O médico irá avaliar a qualidade da visão e as condições oculares, além de atualizar o grau dos óculos, se necessário. Exames para analisar a pressão intraocular e a retina devem ser feitos periodicamente.
Além destas 7 dicas importantes descrita acima, em função do mês de julho ser dedicado a saúde ocular, não podemos deixar de falar um pouco, da importância do exame de acuidade visual em saúde ocupacional.
A importância da acuidade visual na saúde ocupacional
Acuidade visual significa ter uma grande capacidade de percepção, representa o quanto uma pessoa consegue ver as coisas com maior nitidez, com uma grande distinção entre formas, cores e tamanhos. Provavelmente você já deve ter realizado, é um exame muito comum, mas é de grande importância em saúde ocupacional, saber se a pessoa tem algum problema de vista, pois isto pode prejudicar seu desempenho no trabalho, prejudicar sua carreira sua saúde ou mesmo sua vida privada.
O Exame basicamente consiste de uma tabela que é formada por diversas linhas preenchidas por letras, que vão reduzindo de tamanho gradualmente. O oftalmologista testa diversas lentes para saber se a sua visão melhora ou piora.
Outros testes mais sofisticados, que utilizam equipamentos especiais, podem identificar doenças oculares, traumas e acidentes recentes nos olhos e a presença de catarata.
Por isso é de suma importância a visita ao oftalmologista frequentemente. Na medicina do trabalho o exame de acuidade visual pode ser um exame complementar, solicitado pelo médico do trabalho, em função dos riscos a que o funcionário está exposto ao exercer sua profissão.